Pular para o conteúdo principal

Vantagens em ser mesário

O mesário é um dos funcionários acionados para trabalhar nas eleições. A função é exercida por um brasileiro nato (nascido no Brasil) e com as devidas obrigações eleitorais cumpridas. Não é um emprego, trata-se de uma seleção para trabalhar por um dia durante o período de votação das eleições para os diversos cargos políticos públicos. E traz vantagens! Saiba mais a seguir.


O que faz um mesário?

A função do mesário é ajudar na eleição. Ele trabalha na sala de votação auxiliando no processo eleitoral. A função surgiu para que cidadãos brasileiros pudessem auxiliar no processo de eleição em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Cada estado convoca os seus mesários para trabalhar.  A função do mesário é fiscalizar cada eleitor de acordo com seu documento. Ele analisa se o título de eleitor e a cédula de identidade ou outro documento oficial são correspondentes e direciona para a cabine de votação. 



Como o processo de votação no Brasil é digitalizado o eleitor também terá a sua digital verificada em algumas cidades pelo mesário.  Após finalizado o voto é o mesário também a direcionar para assinatura da presença no dia da eleição e entregar o seu comprovante de votação. O pequeno pedaço de papel é entregue e assim segue durante todo o dia. 

Em cada sessão podem trabalhar um ou mais, dependendo da quantidade de votantes.  Todos os convocados por meio de carta oficial são convidados para um treinamento onde aprendem especificamente as suas funções. Também recebem um manual de instruções de suas funções. 

As vantagens de ser mesário

Exitem algumas vantagens em ser mesário. Uma delas é ajudar no processo democrático do país, um dos momentos mais importantes. É desta eleição mostrado através das pesquisas eleições 2018 que são selecionados os futuros governantes, sejam eles em nível municipal, estadual ou federal. 

A cada dois anos são chamados novos ou os mesmos mesários.  Outra vantagem envolvendo a função são folgas no trabalho. Para cada dia dedicado ao TRE terá um a mais de folga. Ou seja: se você levar dois dias de treinamento e um no dia de votação, são três de trabalho. Ficam então seis dias de trabalho. Também há uma pequena remuneração no dia. É pago um valor pelo dia de trabalho e um valor para o almoço, uma vez que a função deve ser exercida durante todo o horário de votação até a sessão ser fechada. 

Como ser mesário?

Apesar de ser chamado de 'voluntário' o trabalho exige convocação do TRE. Como há sempre uma carência de pessoas desejando a função o órgão envia uma carta para alguns eleitores. A convocação é obrigatória caso não haja motivos para isenção como doença. A folga é automática do trabalho.  Outra forma de ser mesário é se voluntariando no órgão. 



No site do TRE do seu estado você pode se inscrever informando os documentos pessoais e o número do título de eleitor. O próximo passo é aguardar a convocação em casa que chega por carta informando o dia do treinamento gratuito e obrigatório. 

Comentários

Cartola - Baixe ja!