Pular para o conteúdo principal

Como se inscrever no ENEM passo a passo!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente. Estudantes de escolas públicas e particulares devem responder ao teste tanto para ajudar na medição do nível de ensino no Brasil como para concorrer a vagas do ensino superior. A inscrição do Enem pode ser feita usando o Gmail entrar e é simples e fácil de fazer. Saiba mais!


Para que serve o Enem?

Na verdade ninguém é obrigado a fazer o Enem. O exame de final de ano (como também ficou conhecido) marca o fim do ano letivo para os estudantes do terceiro ano. Contudo, todos podem concluir o ensino médio e vão ganhar seu certificado de conclusão se submetendo ou não à prova. 

O Enem foi elaborado inicialmente para medir a qualidade do ensino no Brasil. Com o passar dos anos ganhou relevância, servindo também como primeira fase e até vestibular completo de instituições de ensino superior públicas e privadas. Hoje a nota da prova é usada para bolsas de estudos como o ProUni, para o financiamento estudantil do Governo que é o Fies e para entrar em universidades públicas no lugar do vestibular. 



A prova do Enem é de múltipla escolha. O estudante deve marcar no gabarito entre cinco alternativas a qual corresponde à correta e elaborar uma redação. Estudantes de escola pública possuem isenção da taxa e de particular devem pagar um pequeno valor para ter acesso ao exame. 

O conteúdo programático da prova envolve conhecimentos dos três anos do ensino médio. O aluno será testado sobre tudo o que aprendeu em sala de aula de acordo com a grade curricular do programa instituída pelo Ministério da Educação(MEC). As escolas usam como base o edital do ano anterior e as mudanças anunciadas pelo MEC no preparo dos alunos para a prova.

Como fazer a inscrição do Enem passo a passo

As inscrições do Enem acontecem sempre no início do ano. É preciso entrar no site para fazer o cadastro e depois pagar a taxa ou a inscrição não será validada. O passo a passo é:
  • Entrar no site do Inep;
  • Acessar o link da página escrito "Inscreva-se" na barra lateral esquerda da tela;
  • Caso o período de inscrição esteja aberto o usuário será convidado para deixar seus dados pessoais. Se já tiver feito basta usar login e senha anteriores, podendo ser um e-mail Gmail ou qualquer outro;
  • Escolha o local de prova de acordo com seu endereço residencial e clique em "fazer inscrição". 
  • Um boleto é gerado para pagamento e deve ser pago até a data limite informada na prova. Pagando a taxa a sua inscrição está validada. 
É necessário ler com atenção as regras para o dia da prova. É necessário usar sempre caneta esferográfica preta transparente, não portar celular e chegar no horário indicado. Também é uma boa pedida não levar material para não gerar suspeitas de fila. A bolsa deve ser entregue ao fiscal. Tais regras podem ser modificadas no edital e devem ser lidas com atenção. 

Cuidado com o horário de prova. Ele é guiado pelo de Brasília. 

Comentários

Cartola - Baixe ja!