Pular para o conteúdo principal

Qual o melhor exercício para enrijecer o abdômen?

O desejo de enrijecer o abdômen e exibir a famosa 'barriga tanquinho' é compartilhado por uma grande parte dos frequentadores de academia e praticantes de exercício. É fácil? Não, é preciso treino e também uma boa dieta, mas totalmente possível. Saiba mais!


O que é o abdômen?

Todo mundo que fala de barriga tanquinho pouco conhece sobre essa musculatura. O abdômen é a região central do corpo, compreendida entre o peitoral e a cintura. É uma das partes mais importantes para um caminhar adequado, postura da coluna e usada em muitos esportes. 

A musculatura abdominal tão focada pelos instrutores de academia e amantes de um corpo definido é formada por seis músculos. Em conjunto eles trabalham na sustentação do corpo e seu equilíbrio. Logo, ter um abdômen forte significa também ter um bom desempenho nos esportes. 

Esta região muscular participa de muitos movimentos do corpo como respiração e muitos movimentos automáticos do organismo em pequenos atos como espirro e defecação. Um abdômen forte quer dizer não apenas um visual bonito como um corpo em forma e com muito mais capacidade de executar movimentos dos mais diversos tipos. 


Os melhores exercícios para abdômen

O centro de força do corpo é o grande responsável por executar os movimentos. Não é à toa que depois de uma aula exaustiva de natação, corrida e outros esportes é comum sentir dores abdominais.  O ideal é trabalhar sempre esta musculatura, ao menos duas vezes por semana para ter um 'core' forte.

A boa notícia é que o abdômen faz parte do centro do corpo, por isso é chamado de core. E por isso ele é trabalhado em uma infinidade de movimentos, auxiliando também no trabalho abdominal. Contudo, os profissionais de educação física sempre apontam para a necessidade de trabalhar essa região em separado para garantir força, resistência, melhorar o desempenho em outros esportes e alcançar a tão sonhada definição. Os melhores exercícios são:


Abdominal supra, infra ou lateral  O clássico da academia e que pode ser feito em casa sem problema algum. Uma das vantagens do abdominal é permitir o trabalho da região focado, garantindo força e também queima de calorias. Ao contrário dos mitos não queima gordura mas trabalha bem. 

Deve ser feito deitado no chão para tentar levar o corpo para frente. Existem muitas variações como joelhos dobrados, esticados para tentar alcançar a ponta dos pés, dentre outras. O que vale é sempre focar no abdômen na hora do exercício. 


Prancha Não há melhor exercício para melhorar a força no core. Deitado de frente para o chão deve-se suspender o corpo pela ponta dos pés e antebraços. A coluna deve estar reta para sustentar todo o peso corporal. A concentração da força nesta posição será feita obrigatoriamente pelo abdômenforçando a musculatura para trabalhar tanto na postura como na queima de calorias.

O ideal é fazer prancha entre duas e três vezes por semana. Pode ser após o treino de musculação ou outro esporte. O ideal é começar tentando segurar ao menos 30 segundos e depois ir subindo o tempo. Uma prancha de dois minutos é a considerada perfeita.  

Comentários

Cartola - Baixe ja!