Pular para o conteúdo principal

Quais os requisitos para receber o PIS?

O PIS é um dos direitos do trabalhador que serve a uma empresa privada por intermédio da carteira assinada. É um benefício que pode ser acessado pelo trabalhador em algumas situações, dependendo se o mesmo preenche ou não os requisitos do PIS. Você sabe se pode receber o benefício? Bem, para quem quer entender como funciona e quais os requisitos para receber o PIS, vale conferir o texto a seguir e ficar por dentro de tudo.

Como funciona o PIS?

O PIS é a sigla que representa o Programa de Integração Social. O beneficio permite o pagamento de um valor, no máximo, de um salário mínimo e é direito do trabalhador da rede privada.

Para os funcionários da rede pública, este pagamento é realizado pelo PASEP. Os benefícios são os mesmo mas podem tem datas de pagamento diferentes. Confira o calendário de cada benefício.

Quem tem direito?

Vale lembrar que não é todo mundo que tem direito a este saque. Para acessar esse valor, é preciso que o trabalhador esteja devidamente cadastrado no PIS há, pelo menos, cinco anos. Também é um outro requisito que o beneficiado tenha recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos no ano base.

É preciso também que o trabalhador tenha exercido suas funções com remuneração devida até pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, antes da apuração do benefício no ano base. É indispensável para garantir o recebimento deste valor, que o cidadão esteja om os dados devidamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Caso tenha maiores dúvidas, confira com a sua empresa!

Como receber?

Para receber o benefício, o trabalhador que dispor do Cartão Cidadão pode sacá-lo diretamente em um caixa eletrônico. Este cartão magnético permite o recebimento de vários benefícios semelhantes ao PIS, como o bolsa Família, por exemplo. Através dele, você pode visualizar saldo Cartão Cidadão para saber se o seu PIS, e outros serviços, já foi depositado.


Quem ainda não dispõe desta facilidade, deve conferir o Cartão Cidadão 2019 e ficar ciente de tudo que é preciso para solicitar o mesmo. Esta solicitação é gratuita!

O PIS é pago de acordo com o seu aniversário, portanto confira o calendário do benefício online. Os contribuintes que já dispõem de uma conta Caixa Econômica podem receber o valor direto na conta. Para mais informações, se dirija até uma unidade Caixa mais próxima a você e fale com um atendente, ou entre em contato através do atendimento via telefone.

Comentários

Cartola - Baixe ja!